quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

GDF não desiste da PPP e já prepara o edital de licitação


Temos informações robustas de que o secretário de Governo, Soriano Lago, está preparando o edital de licitação da PPP para a gestão dos resíduos sólidos no Distrito Federal.
A péssima notícia não chega a surpreender, pois já sabíamos que a proposta da PPP estava apenas em banho-maria. Aliás, graças ao nosso movimento, que mobilizou milhares de catadores e promoveu um abaixo-assinado que já passou das mil assinaturas.
Sinais de que a proposta poderia voltar à tona a qualquer momento foram dados pelo pai da criança, isto é, da proposta de PPP, o ex-deputado, ex-secretário de Governo e agora conselheiro do TCDF Paulo Tadeu. Logo depois de assumir o posto do Tribunal, ele criou vários obstáculos para a licitação do aterro sanitário de Samambaia e da coleta seletiva.
O relançamento da PPP começou com novos problemas. Convidado para participar da reunião em que se anunciou essa retomada, o secretário do meio ambiente, Eduardo Brandão, reagiu com indignação. Disse que não dará qualquer parecer à nova proposta, conforme lhe foi solicitado, porque os seus pedidos de informação sobre a velha proposta foram solenemente ignorados pela Secretaria de Governo.
Todas essas informações foram repassadas ontem em nossa reunião semanal, que, dessa vez, foi muito representativa. Compareceram mais de dez lideranças das cooperativas de catadores, entre os quais o Rosival. Também estavam lá um dos líderes do Movimento Nacional dos Catadores, Alex Cardoso; o secretário de Saneamento da Frente Nacional dos Urbanitários (FNU), Rogério Mattos; o coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento, Edson Aparecido da Silva; e o diretor executivo do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, José Aparecido Gonçalves, o Cido. Alex, Rogério, Edson e Cido estiveram em Brasília, entre outras razões, para participar da organização do Festival Lixo e Cidadania, que este ano acontecerá em Brasília.
Foram tomadas várias deliberações para a continuidade da luta.  A primeira delas será a aceleração da coleta de assinaturas à petição pública que pede ao governador Agnelo Queiroz o cancelamento da PPP dos Resíduos Sólidos. 
Além de manter essa coleta na Internet (http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N32157), vamos coletar assinaturas também em papel.
As outras ações serão divulgadas no momento oportuno.